HISTÓRICO DO DOUTORADO ACADÊMICO


Os documentos nacionais que tratam das pós-graduações no País estão destacando a importância da formação qualificada dos profissionais que atuam na área privada ou pública como necessidade imperativa do próprio desenvolvimento brasileiro. Essa preocupação é consonante aos desafios de uma sociedade moderna que está exigindo um processo formativo capaz de enfrentar os desafios da ciência e da técnica em todas as áreas do conhecimento, da pratica administrativa e da política. Com efeito, foi criado em 2003 o Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, caracterizando-se por atender uma demanda do Serviço Público e organizações da sociedade civil, estudando a histórica relação entre o público e o privado. A existência deste Curso procurou se adequar ao destaque havido, nos últimos anos, para o estudo das políticas públicas e desafios da constituição de um Estado Democrático de Direito. No âmbito da pós-graduação, encontra-se a ideia na qual as atividades de pesquisa devem buscar a cooperação e o intercambio institucional, buscando a excelência e a interdisciplinaridade necessárias a sua internacionalização. O Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas, seguindo tal compreensão, representou um esforço acadêmico de resgate de uma dívida social da Universidade com o desenvolvimento sociopolítico da população regional e, mais especificamente, da população cearense. 

Este programa surgiu da necessidade de atender uma reivindicação, do Estado do Ceará, de dotar referida região de mecanismos ágeis para promover a recuperação da enorme disparidade regional na formação de pessoal de alto nível de qualificação e de produção acadêmica. O que vem sendo desenvolvido está contribuindo tanto para a ampliação de uma inteligência local, quanto de uma massa crítica capaz de assegurar os recursos humanos necessários ao desenvolvimento sociopolítico do Estado na formulação e implementação das políticas públicas. A sua experiência é reconhecida regionalmente e demandada pelas mais distintas instituições do Norte e Nordeste brasileiros. A sua vinculação na CAPES, até 2017, foi com o Comitê de Sociologia. Contudo, os Comitês de Sociologia e de Ciência Política, juntamente com a Coordenação do Curso, chegaram à conclusão que o mesmo deverá se vincular, a partir de 2018, ao Comitê de Ciência Política. 

Os resultados positivos - expressos em cerca de 400 dissertações defendidas, na nota 5,0 no processo de avaliação da CAPES, na demanda por convênios de diversas universidades estaduais e federais e ampla inserção social - estão a exigir um aprofundamento na sua experiência formativa. Os diagnósticos nacionais, os reclamos dos egressos do Mestrado e as demandas regionais apontam para a necessidade de um doutorado em Políticas Públicas. O Plano Nacional de Pós-Graduação 2011/2020 (PNPG) abriu espaço para experiências inovadoras no campo da formação profissional, articulando essa necessidade conjuntural do País com a realidade de suas instituições acadêmicas: a experiência vivenciada pelo MPPPP e o apoio de professores e pesquisadores com elevada qualificação na área da ciência política da Universidade Federal do Ceará permitiu a formação de uma equipe capaz de propor um Programa de Doutorado em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

O ingresso de cientistas políticos com produção específica na área, experiência em outros programas, participação em novos grupos de pesquisa e inserção internacional, garantiu a massa crítica necessária aos desafios de um doutorado como o que está existindo agora. Somada a tal grupo de professores, encontrou-se disponível uma estrutura capaz de atender os novos desafios institucionais: grupos de pesquisa e laboratórios estruturados; rede de inserção social consolidada; bancos de dados atualizados; estrutura informatizada; periódicos impressos e digitais com boa inserção nacional e internacional; sistema de ensino a distância; bibliotecas virtuais; setor de produção visual, rádio e TV digital. 
Este doutorado, portanto, tem como meta a formação de um núcleo de excelência que já nascerá forte e consolidado. A base teórica e empírica dos cientistas políticos da UFC integrada à experiência teórica e prática de planejamento e avaliação dos profissionais da UECE é um marco na relação entre instituições universitárias e no mundo político e administrativo da região. 

O Doutorado em Políticas Públicas foi criado pela Resolução do CEP Nº 3924 e do CONSU Nº 1206, da Universidade Estadual do Ceará, em 06 de maio do corrente ano e foi recomendado pela CAPES em 2016. A sua primeira turma teve início em 2017.


Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas


Campus do Itaperi - Bloco de Estudos Sociais Aplicados - CESA / Av. Silas Munguba, 1.700 - 60.714-903 - Fortaleza - CE - Brasil

Fones: (85) 3101.9880/ 99422.8990 / E-mail: politicaspublicas@uece.br