Governança, Desenvolvimento e Cidadania
A área de concentração “G;overnança, Desenvolvimento e Cidadania” indica a preocupação do doutorado com o estudo das mudanças organizacionais no atual contexto da sociedade brasileira, articulando a necessidade de avançar nos processos democráticos, no desenvolvimento econômico sustentável e comprometido com o meio ambiente e nos estudos voltados não só às inovações tecnológicas, mas à identificação da participação cidadã. A centralidade do doutorado se volta à natureza complexa, plural e fragmentada da prestação de serviços públicos e à implementação de políticas públicas que demandam uma estrutura de governança baseada na permanente negociação de valores, significados e relacionamentos, tendo em vista as múltiplas organizações e seu ambiente político. A preocupação básica do curso, portanto, envolve todo o ciclo das políticas públicas ‒ processo decisório, implementação e processos de avaliação.
Linha 1: Governança e Participação Cidadã
A investigação nessa linha de pesquisa busca centrar esforços na promoção da governança, proporcionando reflexões sobre os processos de participação nas políticas e nos serviços públicos. São abordadas as competências reflexivas sobre a construção de capacidades do Estado brasileiro. Terá especial enfoque em projetos de pesquisa que abordem esse tema em perspectiva comparada, de modo a situar a região e o País no contexto global do desenvolvimento social, político e econômico. O entendimento é que a produção de pesquisa sobre a governança das políticas públicas poderá produzir soluções inovadoras do ponto de vista dos arranjos institucionais dos governos no contexto de sistemas políticos democráticos
Linha 2: Planejamento e Avaliação em Políticas Públicas
Os projetos nessa área tratam do planejamento em três níveis (estratégico, tático e operacional), ou seja, na formulação da visão, na definição das diretrizes e dos objetivos gerais das políticas públicas, na decomposição dos objetivos estratégicos em orientações mais detalhadas para cada área das políticas públicas; ou na execução orçamentária e financeira das atividades que materializam tais políticas. Essa linha de pesquisa também congrega investigações que dão conta de problemas relativos a governança de sistemas de avaliação de políticas públicas, estudando as diferentes modelagens avaliativas e os modelos de monitoramento, os problemas comuns na construção de marcos e no planejamento de avaliação.
Linha 3: Inovação e Tecnologias Sociais
Essa linha pesquisa o conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na administração pública ou na interação com a população e apropriadas por esta, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida. São incentivados projetos de pesquisa e produção técnica que constituem problemas práticos na governança das políticas públicas, na busca por soluções e metodologias inovadoras aplicadas a processos de políticas e em serviços públicos. Os projetos podem pesquisar experiências, metodologias e técnicas formativas transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e que representem soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida dos participantes.
Laboratórios vinculados:
Pesquisa Quantitativa e Qualitativa (LabPol);
Criação de Plataformas Digitais e Big Data;
Comunicação Digital;
Geoprocessamento e Georreferenciamento;
Análise de Rede;
Pesquisa Eleitoral.
Linha 4: Políticas Sociais e Combate à Desigualdade
Essa linha de pesquisa trata dos processos de governança para promoção do desenvolvimento social, político e econômico ‒ relacionando-os com os processos de inclusão. A perspectiva é estudar as políticas sociais com suporte em seus fundamentos históricos, possibilitando entendê-las no contexto contraditório das sociedades democráticas modernas e nos desafios da superação das desigualdades nos mais diferentes níveis. Essa linha estuda a qualidade de vida da população, o bem-estar nas diversas dimensões, a redução radical da pobreza, a segurança pública e a sustentabilidade ambiental com resiliência e respeito às gerações futuras.
Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas
Campus do Itaperi - Bloco de Estudos Sociais Aplicados - CESA / Av. Silas Munguba, 1.700 - 60.714-903 - Fortaleza - CE - Brasil
Fones: (85) 3101.9880/ 99422.8990 / E-mail: politicaspublicas@uece.br