O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UECE é o resultado da articulação do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas e do Doutorado em Políticas Públicas. A sua estrutura organizativa está fundada nas recomendações da CAPES e numa logística que favorece articular as ações de natureza acadêmica (aulas, pesquisas e publicações), com as de divulgação e popularização da ciência (rádio, TV, vídeo e Blog) e as inserções sociais (ECONCE; CRR; OBSERVEM, etc.) A estrutura da página atual procura refletir tal preocupação e facilitar o processo de participação dos seus usuários.
O Parecer CES/CFE 977 de 1965, cujo relator foi Newton Sucupira, fornece a base conceitual que define a pós-graduação stricto sensu - mestrados acadêmicos e doutorados. O texto abaixo é uma síntese atualizada daquele documento:
As seguintes características fundamentais devem estar presentes nestes níveis de curso: ser de natureza acadêmica e de pesquisa e, mesmo quando voltado para setores profissionais, ter objetivo essencialmente científico. Os cursos de mestrado e doutorado são parte integrante do complexo universitário, necessários à plena realização dos fins essenciais da universidade. Sendo assim, o documento estabelece que além dos "interesses práticos imediatos, a pós-graduação tem por fim oferecer, dentro da universidade, o ambiente e os recursos adequados para que se realize a livre investigação científica e onde possa afirmar-se a gratuidade criadora das mais altas formas da cultura universitária."
São três os objetivos práticos que justificam a necessidade do oferecimento de mestrados e doutorados eficientes e de alta qualidade:
1.formação de professorado competente que possa atender a demanda no ensino básico e superior garantindo, ao mesmo tempo, a constante melhoria da qualidade;
2.estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio da preparação adequada de pesquisadores;
3.assegurar o treinamento eficaz de técnicos e trabalhadores intelectuais do mais alto padrão para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores.
O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. Consequentemente, as propostas de cursos novos na modalidade Mestrado Profissional devem apresentar uma estrutura curricular que enfatize a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico. Para isto, uma parcela do quadro docente deve ser constituída de profissionais reconhecidos em suas áreas de conhecimento por sua qualificação e atuação destacada em campo pertinente ao da proposta do curso. O trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno e de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, podendo ser apresentado em diversos formatos.
Essas especificidades do Mestrado Profissional exigem que o acompanhamento e a avaliação sejam feitos com base em critérios diferenciados, definidos pelas áreas de avaliação, e realizados por subcomissão específica, mesmo se realizados concomitantemente aos programas acadêmicos.Para garantir a qualidade dos Mestrados Profissionais, critérios operacionais e normas são necessários para dirigir e controlar sua implantação e desenvolvimento. A autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de mestrado profissional são obtidos a partir dos resultados do acompanhamento e da avaliação conduzidos pela CAPES de acordo com as exigências previstas na legislação – Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.
Fonte: http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-profissional-o-que-e
Quanto à avaliação da qualidade dos cursos, a Capes trata da recomendação de novos cursos, do acompanhamento e da avaliação periódica (Avaliação Quadrienal) assim como é feito para os cursos de mestrado acadêmico e doutorado. O parágrafo único do Artigo 9ºda Portaria 17/2009 destaca que - "A avaliação será feita por comissões específicas, compostas com participação equilibrada de docentes-doutores, profissionais e técnicos dos setores específicos, reconhecidamente qualificados para o adequado exercício de tais tarefas."
Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas
Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas
Campus do Itaperi - Bloco de Estudos Sociais Aplicados - CESA / Av. Silas Munguba, 1.700 - 60.714-903 - Fortaleza - CE - Brasil
Fones: (85) 3101.9880/ 99422.8990 / E-mail: politicaspublicas@uece.br