Observem - Projetos já concluídos


2008 - 2012

Observatório de Políticas Públicas: Banco de Dados sobre a Violência Contra a Mulher no Estado do Ceará. Nº protocolo:00036.000774/2008-99

Descrição: O projeto propõe investigar a violência de gênero, bem como as políticas públicas de enfretamento a esta problemática implementada no Estado do Ceará. Nesse sentido, o objetivo principal é criar um banco de dados que permita a construção de um perfil desses atores - vítimas e agressores - com suas respectivas histórias de vida no sentido de possibilitar um monitoramento de políticas públicas destinadas ao enfrentamento dessa questão.

Situação:
 Concluída; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissionalizante: (1) / Doutorado: (2).
Integrantes: Maria Helena de Paula Frota - Coordenador / Maria Juruena de Moura - Integrante / Lorena da Silva Lopes - Integrante / Maria do Socorro Ferreira Osterne - Integrante / Maria Jaqueline Maia Pinheiro - Integrante / Herliene Cardoso Bruno - Integrante / MOREIRA, Idenilse Maria - Integrante / Hayeska Costa Barroso - Integrante / Vívian Matias dos Santos - Integrante / Denise Furtado Alencar Lima - Integrante / Daniele Ribeiro Alves - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - Auxílio financeiro.




2008 - 2010

Assassinato de mulheres no Ceará: antes e depois da Lei Maria da Penha. Edital MCT/CNPq SPM-PR/MDA nº 57/2008 Categoria 1

Descrição: O projeto propõe investigar o assassinato de mulheres no Estado do Ceará, tendo como referência a implementação da Lei 11.340 (Lei Maria da Penha), assinada em 07 de agosto de 2006 pelo Presidente da República. A intenção é compreender este fenômeno a partir do ano 2000, período de aumento dos índices de crimes, e como a justiça vem encaminhando processualmente tais casos. Neste sentido, pretende-se realizar um estudo comparativo desta problemática entre os períodos anterior e posterior ao ano de 2006, ano de implementação da referida lei.

Situação:
 Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissionalizante: (1) / Doutorado: (2).
Integrantes:
 Maria Helena de Paula Frota - Coordenador / Maria Juruena de Moura - Integrante / Lorena da Silva Lopes - Integrante / Maria do Socorro Ferreira Osterne - Integrante / Maria Jaqueline Maia Pinheiro - Integrante / Herliene Cardoso Bruno - Integrante / Ana Valeska Maia de Aguiar Pinheiro - Integrante / MOREIRA, Idenilse Maria - Integrante / Hayeska Costa Barroso - Integrante / Vívian Matias dos Santos - Integrante / Denise Furtado Alencar Lima - Integrante / Daniele Ribeiro Alves - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Ministério da Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro / Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - Auxílio financeiro.




2005 - 2008

O femicídio no Ceará: machismo e impunidade?

Descrição: Este projeto se propõe investigar a violência de gênero, mais especificamente o assassinato das mulheres vítimas de seus maridos ou companheiros no Estado do Ceará. A intenção é realizar um estudo a partir das experiências vividas pelas vítimas e agressores, avaliando qualitativa e quantitativamente os fatos que permeiam essa modalidade extrema de convivência social. Nesse sentido, um dos objetivos é criar um banco de dados que permita a construção de um perfil desses atores com suas respectivas histórias de vida no sentido de possibilitar um monitoramento de políticas públicas destinadas ao enfrentamento dessa questão.

Situação:
 Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissionalizante: (1) .
Integrantes: Maria Helena de Paula Frota - Coordenador / Maria Juruena de Moura - Integrante / Lorena da Silva Lopes - Integrante / Maria do Socorro Ferreira Osterne - Integrante / Maria Jaqueline Maia Pinheiro - Integrante / Renata Custódio Azevedo - Integrante / Vivian Matias dos Santos Albuquerque - Integrante / Herliene Cardoso Bruno - Integrante / Ana Valeska Maia de Aguiar Pinheiro - Integrante.




2004 - 2008

MULHERES E HOMENS NA LINHA DE PRODUÇÃO: QUANDO AS RELAÇÕES DE TRABALHO E GÊNERO SE ENTRECRUZAM Um estudo comparativo realizado na Cooperativa de Produtores de Acarape LTDA.

Descrição: Este estudo se propõe investigar a significativa participação masculina como mão de obra no trabalho de maquinas de costura, antiga função de costureira no Núcleo Produtivo de Confecções do Município de Acarape - Ceará, no setor de confecções, posto tradicionalmente considerado feminino. Compreender os motivos dessa mudança e o significado para ambos os sexos e suas repercussões na economia e nos costumes do referido município, é a preocupação essencial deste projeto.

Situação:
 Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1).
Integrantes: Maria Helena de Paula Frota - Coordenador / Herliene Cardoso Bruno - Integrante / Anne Karine Maia de Araújo - Integrante / SILVA, Mayra Rachel da - Integrante / Denise Furtado Alencar Lima - Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.





Nupes - Projetos já concluídos


2013 - 2014 

Promoção e Defesa dos Direitos Humanos no Nordeste Brasileiro - "Projeto Diálogos em Rede"

Descrição: Pesquisar as Redes Regionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos atuando no atendimento de demandas articuladas por meio da ouvidoria nacional dos Direitos Humanos.

Situação
: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (3); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (2);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável);  Maria Helena de Paula Frota;  Thiago Cunha Araujo;  Ismália Magda de Oliveira Lima;  Matheus Ximenes Braga Venâncio;  Sara Eduardo Leite;  Auryjane Pereira de Queiroz;  Amanda Thaina de Oliveira Freitas;  Pedro Igor Araújo da Silva;  Thailandia Braga de Sousa;  Adriana dos  Santos MartinsFinanciador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil-PNUD BRASIL




2013 - 2014

Avaliando o  PROTEJO e as MULHERES DA PAZ

Descrição: Realizar pesquisa no campo da segurança pública e da justiça criminal, em temas considerados prioritários pela SENASP para o desenvolvimento e o aprimoramento da política nacional de segurança pública.

Situação
: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (1); Mestrado profissionalizante (2); Doutorado (2);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável);  Maria Helena de Paula Frota;  José Arimar Rocha;  Lucia Maria Bertini
Financiador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil-PNUD BRASIL




2012 - 2014

Discriminação interseccional: estudos sobre situações de pobreza e empoderamento feminino entre mulheres titulares do Programa Bolsa Família no Paraná e no Ceará

Descrição: A proposta desta pesquisa está focada nas teses divergentes a respeito dos efeitos do Programa Bolsa Família para a autonomia ou empoderamento das mulheres titulares do benefício. Considerando o estado atual das divergências entre as estudiosas do tema, queremos investigar: I) Em quais circunstâncias o Programa Bolsa Família produz efeitos positivos no sentido de promover (ou obstaculizar) as condições necessárias para a ampliação da autonomia feminina nas situações de pobreza e de extrema pobreza? II) Quais são as principais variáveis que estão correlacionadas com o maior ou menor grau de autonomia feminina entre as mulheres titulares do Programa Bolsa Família? III) As alterações recentes nas regras do Programa Bolsa Família representam que tipo de enfoque quanto à incorporação da perspectiva de gênero nas políticas públicas, face às orientações do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres?

Situação
: Finalizada Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (1); Mestrado acadêmico (2); Doutorado (2);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva (Responsável); ;  Maria Helena de Paula Frota;  Silvana Aparecida Mariano ;  Ana Paula Botão Pereira ;  Lina Penatti Ferreira
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq




2011 - 2011

Pesquisa sobre a percepção dos Moradores de Fortaleza sobre a sua cidade

Descrição: A  pesquisa levantará os hábitos, a autoestima, as vocações, os sonhos, pesadelos e  curiosidades sobre nós, habitantes da quinta maior metrópole do país.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável);  Thiago Cunha Araujo;  Iraci Barbara Vieira AndradeFinanciador(es): Jornal O Povo-O POVONúmero de produções C,T & A: 1/




2010 - 2011

Nível de Satisfação da População de Fortaleza com Relação à Coleta Domiciliar de Lixo feita pela ECOFOR

Descrição: O presente estudo se destinou a avaliar o nível de satisfação da população de Fortalez com a coleta domiciliar realizada pela ECOFOR na cidade de Fortaleza e uma avaliaçao do Projeto de Educação Ambiental da ECOFOR. A pesquisa teve por base os seguintes indicadores: frequencia, cobertura e eficiencia do serviço. A investigação também procurou saber o nível de conhecimento da população no que se refere ao  Projeto de Educação Ambiental da empresa.

Situação
: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável)
Financiador(es): Empresa Coletora de Lixo de Fortaleza-ECOFOR




2010 - 2010

Pesquisa sobre o nível de satisfação da população de Fortaleza sobre a coleta de resíduos sólidos (coleta especial urbana) na cidade.

Descrição: Essa pesquisa terá por finalidade avaliar o nível de satisfação dos moradores de Fortaleza com relação à coleta de resíduos indivisíveis (coleta especial urbana) da ECOFOR. A coleta especial urbana se destina a remoção de resíduos especiais não recolhidos pela coleta regular abrangendo: os restos de mobiliários, utensílios e similares; pontos com grandes acúmulos de lixo sem acondiciamento; restos de entulhos, terra e sobras de materiais depositados nas vias públicas; e restos de limpeza de podação de canteiros, praças e jardins.

Situação
: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva (Responsável); ;  Francisco Horacio da Silva Frota;  Thiago Cunha Araujo;  Iraci Barbara Vieira Andrade
Financiador(es): Empresa Coletora de Lixo de Fortaleza-ECOFORNúmero de produções C,T & A: 1/




2010 - 2010

Pesquisa sobre o nível de satisfação da população de Fortaleza com relação ao serviço de coleta domiciliar na cidade.

Descrição: Essa pesquisa terá por finalidade avaliar o nível de satisfação dos clientes domiciliares da ECOFOR tendo por base indicadores e variáveis que permitam atender melhorar suas expectativas.Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos
: Graduação (2); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva (Responsável); ;  Francisco Horacio da Silva Frota;  Thiago Cunha Araujo;  Iraci Barbara Vieira Andrade
Financiador(es): Empresa Coletora de Lixo de Fortaleza-ECOFORNúmero de produções C,T & A: 1/



2010 - 2012

Bases teóricas para implentação para a superação da conflitualidade: estudo de caso dos jovens do Grande Bom Jardim

Descrição: Estudo das condições de vulnerabilidade de jovens em conflito com a lei em bairros perriféricos de Fortaleza

Situação
: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisaAlunos envolvidos: Graduação (9); Mestrado acadêmico (3); Doutorado (2);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva (Responsável); ;  Francisco Horacio da Silva Frota;  Maria Helena de Paula Frota;  Maria Charleny de Sousa da Silva;  Claúdia Maria Inácio Costa;  Paloma Ciríaco Cortez;  Paulo Wescley Maia Pinheiro;  Révia Costa Gondim;  Sauanna Pinheiro de Alencar;  Thiago Cunha Araujo;  Iraci Barbara Vieira Andrade;  Isis de Albuquerque;  Hayeska Costa Barroso
Financiador(es): Ministerio da Justiça-MJNúmero de produções C,T & A: 6/




2010 - 2011

Avaliação de Resultados e Impactos de Projetos Financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza

Descrição: Contrato de serviço de consultoria para avaliação dos resultados e impactos dos projetos (E-Jovoem;  Inclusão Social com Arte,Esporte e Educação; Fortalecimento da Rede de Socioassistência Básica) financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP.A proposta para tomada de preço n 20100003/Processo n 10324490-5 procura verificar tanto os efeitos e impactos que foram gerados pelos projetos selecionado, vis a vis com os objetivos estabelecidos, quanto os efeitos ( quantitativos e qualitativos) ou externalidades que os projetos possam ter gerado ou induzido nos municípios e grupos alvos.

Situação
: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva (Responsável); ;  Francisco Horacio da Silva Frota;  Ahmad Saeed Khan




2010

Atual OPtar - O Orçamento Participativo como instrumento inovador para reinventar as autarquias em Portugal e Cabo Verde? Uma análise critica da performance e dos transfers

Descrição: A actual crise mundial levanta questões relacionadas com a distribuição dos recursos. A necessidade de encontrar estratégias inovadoras é igualmente sentida pela administração local, afectada pela diminuição das transferências do Estado e pelas dificuldades de auto-financiamento. Este desafio tem sido abordado a nível mundial através de inovações nas políticas públicas, desenvolvendo práticas participativas que permitem a partilha de responsabilidades entre os cidadãos e os actores públicos nos processos de decisão. Uma dessas é o Orçamento Participativo (OP), que implica o envolvimento dos cidadãos na discussão e na decisão sobre as prioridades de investimento público. Considerado como um “ideoscape” (Appadurai 1991), significando um modelo político que se dissemina a nível mundial mas cuja apropriação é moldada a cada local, o OP, emergiu nos anos 90 em países da América Latina, onde contribuiu para consolidar novas instituições democráticas (Santos 2003, Marquetti et al. 2007), espalhando-se pela Europa e África no final do milénio. Em África, o OP existe actualmente em 12 países enquanto instrumento de suporte aos processos de descentralização assim como de combate à pobreza. Na Europa o OP está presente em 130 cidades (Allegretti / Sintomer 2009), sendo visto como um instrumento útil na melhoria da gestão municipal e no abrandamento da “crise de legitimidade” dor órgãos políticos (Cabannes 2004; Allegretti/Herzberg 2004; Sintomer et al. 2006). O projecto incide sobre a situação do OP em Portugal e Cabo Verde, países que partilham uma herança político-administrativa, e estão agora, embora de formas distintas, relacionadas com a UE. Relativamente a outros países europeus, Portugal possui o maior número de experiências de OP, cerca de 20, enquanto que Cabo Verde iniciou as primeiras 4 em 2009. A propagação do OP, em ambos os países, deve-se muito à formação promovida por ONG’s e instituições públicas de investigação envolvidas em redes europeias e latino-americana


Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (2); Doutorado (11);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Giovanni Aldo Luigi Allegretti (Responsável);  Maria Margareth Lins Rossal;  Neiara Morais ;  Sofia Antunes;  Céline Veríssimo;  Clemens Zobel;  Isabel Carvalho Guerra;  Juliana Luiz;  Mariangela Fornuto;  Nelson Santos Dias;  Nuno Pereira;  Roberto Falanga




2010 - 2011

Monitoramento das Eleições de 2010: analise da intenção de voto do eleitorado cearense nas eleções majoritárias do Estado

Descrição: Acompanhar o comportamento de eleitorado cearense nas eleições para o governo do Estado em 2010.

Situação
: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (5); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (3);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva (Responsável); ;  Francisco Horacio da Silva Frota;  Francisco Josênio Camelo Parente;  Thiago Cunha Araujo;  Iraci Barbara Vieira Andrade;  Hermano Machado Ferreira Lima;  Cristiê Gomes Morreira;  Anggelica Maria Barbosa Silva;  Ravelle Gabriel Oliveira Número de produções C,T & A: 1/




2009 - 2009

Pesquisa Estadual do Sistema de Atendimento Socioeducativo

Descrição: Esse projeto é uma parceira da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS e o Núcleo de Pesquisas Sociais da UECE - NUpes. O referido projeto objetiva uma pesquisa que forneça aos gestores públicos da política de atendimento socioeducativo, aos conselhos e à sociedade civil em geral, um quadro do sistema socioeducativo no estado, analisando o perfil dos adolescentes atendidos, a situação das unidades de execução das medidas de privação de liberdade e as articulações institucionais que compõem a política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei.

Situação
: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (6); Mestrado acadêmico (3); Doutorado (1);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável)
Financiador(es): Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará-STDS, Secretaria Especial de Direitos Humanos-SEDH Número de produções C,T & A: 1/




2009 - 2011

Análise do Sistema Socioeducativo do Ceará

Descrição: Projeto desenvolvido com estudantes da graduação bolsistas de iniciação científica

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável);  Thiago Cunha Araujo;  Iraci Barbara Vieira Andrade
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAPNúmero de produções C,T & A: 3/




2008 - 2010

Pesquisa sobre o Sistema Socioeducativo no Estado: participação no quadro nacional

Descrição: Referente ao Processo 9065/08 - Edital nº 05/2008 - Segurança Pública / FUNCAP.

Situação
: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (6); Mestrado acadêmico (2);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável);  Maria Charleny de Sousa da Silva;  Alessandra da Silva Pereira;  Claúdia Maria Inácio Costa;  Maria Glaucíria Mota Brasil;  Irapuan Peixoto Filho;  Paloma Ciríaco Cortez;  Paulo Wescley Maia Pinheiro;  Révia Costa Gondim;  Sauanna Pinheiro de Alencar;  Willyan Mitterrand Belmino da Silva
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAP




2008 - 2010

O Impacto da Nova Formação Policial no Programa Ronda do Quarteirão: uma proposta de Policiamento Comunitário?

Descrição: A pesquisa visa descrever e analisar os conteúdos dos novos currículos da formação dos policiais que integram o programa Ronda do Quarteirão através de uma analítica comparada dos conteúdos teórico da nova formação com as ações práticas desenvolvidas pelos policiais que integram o programa Ronda do Quarteirão. Os pesquisadores também farão uso de fontes oficiais como planos, programas, movimentos sociais e políticos e as legislações federais e estaduais voltadas para nova formação dos profissionais da área de segurança. Seguida da verificação empírica do impacto da nova formação nas atividades desenvolvidas pelos policiais do programa Ronda do Quarteirão junto à população. Através desses dados poderá se iniciar a análise das estratégias de policiamento comunitário implementado pelo programa Ronda do Quarteirão, considerando os conteúdos programáticos da nova formação e o depoimento dos policiais que integram o programa e outros interlocutores.

Situação
: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (5); Mestrado acadêmico (1);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota;  Maria Glaucíria Mota Brasil (Responsável);  Rosemary de Oliveira Almeida;  Marcos Luis Bretas da Fonseca;  Geovani Jacó de Freitas;  Vivian Matias dos Santos;  Lucas Bayde Ribeiro;  Ana Carine do Nascimento Feitosa;  Fabiele Almeida dos Santos;  Luciana Pinho Morales;  Paula Luiza Clemente de Lima;  Illa Campos Sousa
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAP, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAP




2008 - 2011

Industrialização e Desenvolvimento Humano: as implicações do Complexo Industrial e Portuário do Pecém nas condições de vida dos moradores de São Gonçalo

Descrição: O presente projeto procura atender as normas contidas no Edital MCT/CNPq/ CT INFRA/ CT Nº 16/2008, estabelecendo as bases de uma parceria entre um programa da Região Nordeste (Programa de Políticas Públicas da UECE) e um programa consolidado, no caso o IUPERJ, através de dois grupos de pesquisas: Políticas Sociais, Trabalho e Cidadania (UECE) e Centro para o Estudo da Riqueza e Estratificação Social (IUPERJ).

Situação
: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisaAlunos envolvidos: Graduação (6); Mestrado acadêmico (2);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável);  João Bosco Feitosa;  Maria Helena de Paula Frota;  Maria Charleny de Sousa da Silva;  Alessandra da Silva Pereira;  Claúdia Maria Inácio Costa;  Regianne Leila Rolim Medeiro;  Irapuan Peixoto Lima Filho;  Adalberto Moreira Cardoso;  Carlos Antonio Costa Ribeiro;  Nelson do Vale Silva;  Paloma Ciríaco Cortez;  Paulo Wescley Maia Pinheiro;  Révia Costa Gondim;  Sauanna Pinheiro de Alencar;  Willyan Mitterrand Belmino da Silva
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq




2008 - 2010

Geração, Gênero e Desigualdade Social em dois pólos industriais (Maracanú e São Gonçalo)

Descrição: Estudo e monitoramento das políticas de Juventude, Gênero e Geração através da aplicação de surveys nos Municípios de Maracanú e São Gonçalo do Amarante.

Situação
: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (10); Mestrado acadêmico (1);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável);  Maria Helena de Paula Frota;  Maria Charleny de Sousa da Silva;  Alessandra da Silva Pereira;  Claúdia Maria Inácio Costa;  Paloma Ciríaco Cortez;  Paulo Wescley Maia Pinheiro;  Révia Costa Gondim;  Sauanna Pinheiro de Alencar;  Willyan Mitterrand Belmino da Silva
Financiador(es): Prefeitura Municipal de Maracanaú-PM/Maracanaú




2006 - 2006

Projeto MAPEAR - Diagnótico Participativo Municipal

Descrição: O Projeto Diagnóstico participativo local (MAPEAR), propõe oferecer uma ferramenta inovadora de diagnóstico participativo que pode subsidiar e estimular um processo de desenvolvimento local.Através da junção das técnicas de Sistema de Informações Geográficas Participativo, conhecido na literatura como SIG participativo, dos métodos de Diagnóstico Participativo, e de um cuidadoso arranjo pluri-industrial, o Projeto MAPEAR explora a relevância do conhecimento da realidade local quando se pretende introduzir um inédito processo de planejamento para o desenvolvimento local.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisaAlunos envolvidos: Graduação (5); Mestrado acadêmico (2); Doutorado (1);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável);  Aládia Chaves Maia;  Alessandra da Silva Pereira;  Karina Karla Frota de Albuquerque;  Nathalia Sobral de Souza;  Raphael Pires de Souza
Financiador(es): Governo do Estado do Ceará-GOVERNO/CENúmero de produções C,T & A: 7/ Número de orientações: 5;




2004 - 2005

Cobertura jornalística: Eleições Municipais em Fortaleza 2004

Descrição: Inserção da cobertura jornalistica de Fortaleza no estudo de diversas capitais do Prof. Marcus Figeredo do IUPERJ Cobertura jornalística: Eleições Municipais de 2004

Situação
: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (4); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva (Responsável); ;  Francisco Horacio da Silva Frota;  Eveline Silva;  Kelyla de Souza Lima;  Claúdia Maria Inácio Costa;  Viviane Emídio Monteiro




2000 - 2008

O processo de industrialização do municipio de São Gonçalo do Amarante e seus impactos sociais.

Descrição: o objetivo do projeto trata-se de acompanhar e registrar as principais transformações e impactos no Município de São Gonçalo do Amarante/ Ce com a implantação do Pólo Industrial na Região. Destacando-se também os objetivos específicos do projeto em questão: acompanhar as mudanças ocorridas no mercado de trabalho formal e informal do município; Gravar entrevistas com lideranças e personalidades do município de São Gonçalo do Amarante; Detectar a percepção que a população local teve dos impactos advindos com a implantação do Pólo e registrar os movimentos de apoio e de oposição ao processo de industrialização em São Gonçalo do Amarante.

Situação
: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (1); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1);Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável);  Maria Charleny de Sousa da Silva
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPqNúmero de produções C,T & A: 3/ Número de orientações: 1;Projeto de extensãoProjeto de extensão




2014 - Atual

Centro de Referência Regional - CRR- NUPES/UECE

Descrição: Qualificação e articulação das redes de atenção a usuários de crack e outras drogas a partir da manutenção do Centro Regional de Referência implantado para formação continuada de profissionais que atuam nas redes de atenção integral de saúde, assistência social, sistema judiciário, segurança pública junto a usuários de crack e outras drogas e seus familiares.

Situação
: Em andamento Natureza: Projeto de extensãoAlunos envolvidos: Mestrado acadêmico (6); Doutorado (2);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Maria Helena de Paula Frota;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável);  Lucia Maria Bertini;  Emanuel Moura Gomes;  Jaina Linhares Alcântara;  José Arimá Rocha Brito;  Nara Albuquerque Goes;  Regina Claúdia Cavalcante Barroso
Financiador(es): Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas-SENAD




2012 - 2012

Curso de utilização da pistola de descarga elétrica (taiser) da Guarda Municipal de Fortaleza

Descrição: O curso tem como objetivo capacitar profissionais que atuam na área da Segurança Pública em Fortaleza e Região Metropolitana. (Guardas Municipais, Policiais Militares, Policiais Rodoviários e Agentes penitenciários) no uso da pistola de descarga elétrica.

Situação
: Concluído Natureza: Projeto de extensão
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (3);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável);  Lucia Maria Bertini




2011 - 2012

Centro de Referência de Combate ao Crack e outras drogas

Descrição: Implantação do Centro de referência para a formação de profissionais no combate ao crack e outras drogas.

Situação
: Em andamento Natureza: Projeto de extensão
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva (Responsável); ;  Francisco Horacio da Silva FrotaFinanciador(es): Ministerio da Justiça-MJ




2010 - 2011

Formação de Operadores do Sistema de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei do Ceará.

Descrição: Capacitação de profissionais que atuam tanto com as medidas privativas de liberdade (Internação e Semiliberdade), incluindo os gestores do sistema socioeducativo estadual, quanto com as medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade).

Situação
: Concluído Natureza: Projeto de extensão
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável);  Maria do Socorro Ferriera Osterne;  Maria Helena de Paula Frota
Número de produções C,T & A: 2/




2010 - 2011

Formação Teórica e Prática em Mediação de Conflitos e Consultoria para a implementação do programa de Mediação

Descrição: Curso de Formação em Mediação de Conflitos e Consultoria para a implementação do programa de Mediação e Consultoria para a implementação do programa de Mediação.

Situação
: Em andamento Natureza: Projeto de extensão
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva (Responsável); ;  Francisco Horacio da Silva Frota




2010 - 2011

Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares

Descrição: Implantação de uma Escola que vem formando 1.200 conselheiros de direitos e tutelares do Estado do Ceará. Convênio SICONV No. 749662/2010 - SDH/PR (UECE/ NUPES)

Situação
: Em andamento Natureza: Projeto de extensão
Alunos envolvidos: Graduação (7); Mestrado acadêmico (3); Mestrado profissionalizante (2); Doutorado (1);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável);  Maria Charleny de Sousa da Silva;  Claúdia Maria Inácio Costa;  Paloma Ciríaco Cortez;  Willyan Mitterrand Belmino da Silva;  Thiago Cunha Araujo;  Iraci Barbara Vieira Andrade;  Isis de Albuquerque;  Hayeska Costa Barroso;  Jaques Ferreira Aguiar;  José Arimar Rocha;  Moisa Siberia Silva de Medeiros
Financiador(es): Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República-SDH




2010 - 2011

Implantação do Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado do Ceará

Descrição: Houve uma Implantacao de uma Escola que vem formando 1.200 Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado do Ceará.

Situação
: Em andamento Natureza: Projeto de extensão
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável)




2009 - 2011

Proteção de Jovens em Território Vulnerável - PROTEJO

Descrição: Capacitação de 210 adolescentes e jovens adultos em vulnerabilidade social e a violencia para atividades de formação cidadã nos bairros e comunidades do Grande Bom Jardim ( canidezinho, Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira).

Situação
: Em andamento Natureza: Projeto de extensãoAlunos envolvidos: Graduação (9); Mestrado acadêmico (3); Doutorado (2);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável);  Maria Charleny de Sousa da Silva;  Claúdia Maria Inácio Costa;  Paloma Ciríaco Cortez;  Paulo Wescley Maia Pinheiro;  Révia Costa Gondim;  Sauanna Pinheiro de Alencar;  Willyan Mitterrand Belmino da Silva;  Thiago Cunha Araujo;  Iraci Barbara Vieira Andrade;  Isis de Albuquerque
Financiador(es): Ministerio da Justiça-MJ




2008 - 2008

Curso de Formação da Guarda Municipal de Fortaleza

Descrição: O objetivo do curso foi a formação dos novos guardas municipais da Guarda Municipal de Fortaleza.

Situação
: Concluído Natureza: Projeto de extensão
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (3); Doutorado (5);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva (Responsável); ;  Francisco Horacio da Silva FrotaOutros tipos de projetos




2002 - 2008

PERFIL SOCIAL E POLÍTICO DO CEARÁ: Um banco de dados a serviço da pesquisa e da intervenção social

Descrição: A idéia de um banco de dados sobre o perfil social e político do Ceará, nasceu da constatação das dificuldades encontradas pelos pesquisadores na área das Ciências Sociais por não disporem dados organizados e de fácil acesso para os seus trabalhos. Haja vista que ainda predomina no Estado a fragmentação das informações, a desatualização dos dados disponíveis e um intricado processo burocrático para seu manuseio. Portanto, a presente proposta é uma tentativa de iniciar uma prática comum em outras sociedades e plenamente possível de iniciada na nossa, ou seja: registrar, agrupar, atualizar, gerenciar e disponibilizar dados políticos e socioeconômicos de todos os municípios do Estado.

Situação
: Em andamento Natureza: Outros tipos de projetos
Alunos envolvidos: Graduação (2); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1);
Integrantes: Maria Andréa Luz da Silva;  Francisco Horacio da Silva Frota (Responsável);  Claúdia Maria Inácio Costa;  Francisca Valcelia Carneiro
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAPNúmero de produções C,T & A: 14/ Número de orientações: 1;

Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas
Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas

Campus do Itapery - Bloco de Estudos Sociais Aplicados - CESA / Av. Silas Munguba, 1.700 - 60.714-903 - Fortaleza-CE - Brasil
Fone: (85) 3101.9880 / E-mail: politicaspublicas@uece.br