Núcleos de Pesquisa, Observatórios e Laboratórios

O Programa de Políticas Públicas conta com uma rede de produção acadêmica organizada para alcançar diversos níveis de abrangência social, possibilitando abordagens específicas para cada objetivo.

OBSERVEM é um espaço de monitoramento das condições de vida da mulher cearense e da violência que se abate sobre as mesmas. Trata-se de uma experiência de acompanhamento das políticas públicas e sociais desenvolvidas local e nacionalmente, principalmente no tocante a efetivação da Lei Maria da Penha e de todas as formas de discriminação contra as mulheres.O OBSERVEM é uma criação do Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Geração nas Políticas Sociais vinculado ao CNPQ e ao Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da UECE . 

A iniciativa conta com a parceria do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher e apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. No momento é uma das ações do Pacto Estadual pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher. 

Coordenadoras:
Profa. Dra. Maria do Socorro Ferreira Osterne
Profa. Dra. Maria Helena de Paula Frota

Acesse aqui

Criado em 1998, organiza, investiga, elabora avaliações institucionais, cursos, seminários, assessoramento e editoração, integrando a docência e a pesquisa com diversas formações e alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Privilegia as temáticas sociais, com destaque para as políticas públicas. Produções: no site pode ser verificado rico acervo de produções e banco de dados sobre políticas públicas e temas afins. 


O NUPES inclui o Grupo de Políticas Sociais, Trabalho e Cidadania, vinculado ao CNPq, o qual estuda as políticas sociais como segmento do conjunto de políticas públicas, privilegiando a dinâmica contraditória de sua inserção na constituição coletiva da nacionalidade, cidadania e sua institucionalização. Pesquisa políticas sociais (saúde, emprego e renda, juventude, combate à violência e educação), desenvolvendo consultorias, pesquisas, avaliações institucionais e surveys. 


Coordenador:
Prof. Dr. Francisco Horácio da Silva Frota 

Acesse aqui

Criado em 2003, o Observatório das Nacionalidades, realiza estudos teóricos e empíricos dos processos formadores das nações, das instituições internacionais, dos fenômenos culturais e das políticas de defesa. Promove eventos científicos e edita a revista acadêmica Tensões Mundiais – (www.tensoesmundiais.net) As pesquisas abordam a modernidade brasileira, o multilateralismo, os aparelhos militares, o desenvolvimento da ciência e tecnologia, entre outros assuntos. 

Produções: os resultados estão publicados em quatro livros e são divulgados em artigos para periódicos e jornais. Apoiado pelo CNPq e Banco do Nordeste do Brasil – BNB, o Observatório desenvolve projetos voltados para analisar a dinâmica da integração sul-americana e a configuração dos Estados nacionais africanos de língua portuguesa, com especial atenção aos desafios e às tendências da cooperação África-América. 


Coordenadora:
Profa. Dra. Mônica Dias Martins   

Acesse aqui

Grupo que objetiva colaborar com estudos e pesquisas que tratam da temática de trabalho, educação, juventude e desenvolvimento social, a partir de análises de planejamento e gerenciamento de políticas públicas relacionando-as a questão da exclusão social. 


Coordenadora: 
Profa. Dra. Francisca Rejane Bezerra de Andrade

Grupo que se propõe a desenvolver pesquisas sobre  políticas culturais e de comunicação desenvolvidas  tanto pelo poder público em suas diversas instancias ( municipal, estadual e federal) , bem como as implementadas pelos movimentos sociais em suas interfaces com o Estado.


Coordenador: 
Prof. Dr. Alexandre Barbalho 

JEPTRA 

O JEPTRA tem por proposta a articulação de ações que envolvem as temáticas: juventude, educação profissional e trabalho a partir da cooperação técnico-científica entre os pesquisadores do GEPPES e gestores, técnicos e pesquisadores de instituições que atuam nessas áreas em âmbito local, nacional e internacional. As atividades do Observatório envolvem: Estudos e Pesquisas que retratem a realidade da juventude (socioeconômica, educacional, cultural, política, familiar), da educação profissional e do trabalho, no Brasil e no Ceará, realizados pelo Observatório ou em parceria com instituições públicas, privadas e/ou organizações não governamentais; 

Produção técnica e científica que poderão subsidiar a elaboração, desenvolvimento e avaliação de políticas públicas e/ou privadas nas áreas de Juventude, Educação Profissional e Trabalho; Encontros técnicos e científicos que contribuirão para a disseminação de estudos e pesquisas realizados pelos pesquisadores e por seus parceiros; Atividades de ensino e extensão voltados para alunos de graduação e pós-graduação que pretendem aprofundar seus estudos nas áreas de atuação do JEPTRA.


Coordenadora:
Profa. Dra. Francisca Rejane Bezerra Andrade   

Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas
Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas

Campus do Itapery - Bloco de Estudos Sociais Aplicados - CESA / Av. Silas Munguba, 1.700 - 60.714-903 - Fortaleza-CE - Brasil
Fone: (85) 3101.9880 / E-mail: politicaspublicas@uece.br