Núcleo de Avaliação, 
Tecnologia Social e
Inovação

A sua natureza

O NATI se propõe a contribuir com diversas formas de produção de conhecimento. A sua atuação está voltada para apoiar tanto as diferentes compreensões de processo avaliativo, quanto o desenvolvimento de tecnologias sociais. Os processos avaliativos estão presentes como forma de fortalecimento da gestão governamental e as tecnologias sociais na sua relação entre o saber acadêmico e os saberes do senso comum. Enquanto espaço de colaboração para pensar tais formas de conhecimento o laboratório deverá impulsionar os processos de participação, cidadania e democracia.Nesse sentido, o NATI está organizado em torno de três grandes preocupações:

1) os procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa das pesquisas em nível de pós-graduação;
2) o potencial inovador das pesquisas;
3) o caráter social da utilização da tecnologia gerada nas políticas públicas e da relação do seu processo de produção com a dimensão social.

As suas atividades vão desde a recuperação de saberes tradicionais, de políticas exitosas e monitoramento de políticas públicas, até a apropriação experiências com maior grau de elaboração científica. Os seus estudos, portanto, implicam em novas conhecimentos a serem desenvolvidos e aplicados no cotidiano do serviço público. A literatura que trata da inovação e do desenvolvimento local sustentável tem destacado a necessidade de transcender os paradigmas existentes nos conceitos e formas como os serviços prestados ao cidadão são estruturados e entregues aos mesmos, haja vista a necessidade de geração de resultados positivos na gestão pública.


Estrutura 

A estruturação do NATI proporciona ganhos ao Programa de Políticas Públicas e demais Cursos do Centro de Estudos Sociais e Aplicados da UECE.  A sua organização está voltada para articulação da academia com a gestão pública e a sociedade civil organizada. Os conhecimentos técnicos dos professores, pesquisadores e docentes envolvidos com o laboratório serão potencializados com o uso do conjunto de programas disponíveis (software) e o conjunto de componentes físicos (hardware) de última geração. O NATI organiza coleções de informações (banco de dados) de vital importância para os Programas de Pós-graduação, sendo uma das principais peças do seu sistema de informação. Na sua estrutura, também estão vinculados Apps já desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. O NATI está contribuindo para a garantia da qualidade dos serviços públicos, para o desenvolvimento de soluções para problemas novos enfrentados pela aproximação dos governos, cidadãos e sociedade. O desafio permanente vem sendo em inovar no processos, conceitos, paradigmas e tecnologias organizacionais. Nesse sentido, já foram estabelecidas parcerias com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (utilização dos micros dados de todas as Delegacias de Mulheres do Ceará); Ministério Público Estadual (monitoramento e análise dos dados semestrais de todas as Unidades Socioeducativas do Ceará) e Secretaria de Educação (Registro de experiencias exitosas); Secretaria Nacional de Direitos Humanos ( Econce) e Ministério da Justiça ( CRR – Uece / Nupes ).



Tecnologia Social

Em breve...




Inovação

Em breve...




Registro de Experiências

Em breve...




Serviços e Atividades Disponíveis

  • Rede Moodle para Ensino à distância; 
  • Sistema de Teleconferência da Rede Nacional de Pesquisa - RNP para orientações dos alunos e comunicação com outras instituições nacionais e internacionais; 
  • Sala de teleconferência para defesa de teses; 
  • Sistema de transmissão ao vivo de aulas e conferências pela internet de forma aberta; 
  • Laboratório de informática 

Cursos e Oficinas

  • Estatística Básica ( SPSS ) – Prof. Paulo César ( abril) ; 
  • SPSS avançado -  Prof. Jacson (UFC) 
  • Compatibilidade de Banco de Dados – Alexandre Cambraia ( não confirmado); 
  • Georreferenciamento e análises espaciais – Prof. Silvio (Geografia) 
  • Oficinas para utilização do: Atlas TI; NVivo , SPSS e outros. 
  • Oficinas para utilização dos bancos de dados do IBGE; IPEA e CAGEDE.

Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas
Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas

Campus do Itapery - Bloco de Estudos Sociais Aplicados - CESA / Av. Silas Munguba, 1.700 - 60.714-903 - Fortaleza-CE - Brasil
Fone: (85) 3101.9880 / E-mail: politicaspublicas@uece.br