Gênero, Geração e Família: Temas Transversais

Prof (a). Dra. Maria Helena de Paula Frota (Orgs)Prof (a). Dra. Maria do Socorro Ferreira Osterne (Orgs), 2004


Destacar a transversalidade dos temas Família, Gênero e Geração constitui-se o objetivo central desta obra que, em linhas gerais, abriga reflexões teóricas, pesquisas e resenhas sobre assuntos, aparentemente, específicos e independentes, não obstantes essencialmente oblíquos.Família, Gênero e Geração, de fato, embora possam expressar-se como categorias distintas e saberes específicos, resguardam infinitas relações. Além do mais, sob o ponto de vista analítico e conceitual, suscitam questões ainda minadas de incertezas, plenas de controvérsias e pontuadas de ambiguidades.este trabalho reúne produções de professores, alunos e profissionais que vêem trabalhando com esta temática no âmbito das academias cearenses, especialmente da Universidade Estadual do ceará, sob a liderança de suas organizadoras.


Violência nas Relações de Gênero e Cidadania Feminina

Autora do livro: Prof(a) Dra. Maria do Socorro Ferreira Osterne, 2008
Comentário: Prof.(a) Dra. Maria Helena de Paula Frota


A obra destaca o jugo plurisecular da dominação masculina no âmbito doméstico onde o poder e a violência transfigura as relações afetivas e interpessoais, sem esquecer a resistência cotidiana feminina no referido espaço. Tal análise exige, portanto reflexões e mudanças por parte da sociedade frente a exacerbada cultura machista pois, conforme atesta a autora, ainda coexistem signos masculinos e femininos naturalizados historicamente, alimentando as fronteiras das desigualdades entre os gêneros, sendo a violência a sua forma mais cruel de manifestação.


Família, Pobreza e Gênero: o lugar da dominação masculina

Autora: Maria do Socorro Ferreira Osterne, 2001


Este livro originado da tese de Livre Docência da Profª. Socorro Osterne, intitulada Dinâmica, Composição e Valores Familiares: Oposições e Complementaridade entre o feminino e o masculino, enfoca três grandes categorias de análise na área das Ciências Humanas e Sociais, a saber: Família, Pobreza e Gênero. Seu propósito é identificar, nas famílias pobres da periferia de Fortaleza, os padrões de hierarquia e as relações de autoridade que os homens e as mulheres, em suas condições específicas de gênero, estabelecem entre si no movimento de suas cotidianidades. O trabalho reconhece que o fenômeno da dominação masculina, ou tal qual disse Bourdieu, a onipresença da visão androcêntrica do mundo é algo que se interpõe microfisicamente, entre as situações de vida da comunidade analisada.


A Fé e a Razão na Política: conservadorismo e modernidade das elites cearenses

Autor: Josênio C. Parente, 2000


A fé e a razão foram o roteiro da modernidade, no Ocidente. O Ceará também segue essa trilha. Neste livro do professor Josênio Parente, produto de uma tese de doutorado em Ciência Política na Universidade de São Paulo, o Ceará é explicado a partir do entendimento de suas elites políticas. A imagem de um Nordeste monolítico já não se sustenta, e entender as especificidades estaduais é uma forma de apreender a realidade brasileira e sua dinâmica político-partidária.

Anauê: Os camisas verdes no poder

Autor: Josênio Camelo Parente, 1999


"Camisa verde" era uma das denominações do Integralismo, um movimento ideológico considerado por alguns como"fascista", acontecido no Brasil na década de 1930 cujo lema era: "Deus, Pátria e Família". Além do uniforme (acamisa verde), o movimento possuía uma simbologia muito rica. A saudação entre os membros era feita com a mão estendida para o alto, gesto complementado pela palavra indígena "Anauê!". Dispunha de milícias e seus membros juravam fidelidade ao Chefe Nacional. Como organização política, objetiva a conquista do poder político do Estado. O livro do professor Josênio Camelo Parente faz uma análise da maior importância para a compreensão desse movimento no Brasil e no Ceará.

Saúde em Debate no Legislativo: palavras, atos e omissões

Autor(es): João Bosco Feitosa/Maria Helena de Paula/Maria Salete Bessa Jorge/Márcia Girão (Orgs.), 2000


O livro sistematiza, de modo denso ecrítico, o trabalho de articulação da Assembléia Legislativa doCeará, através de sua Comissão de Saúde e Seguridade Social, comos trabalhadores de saúde e a sociedade civil em geral, visandotransformar demanda sanitária em ação concreta do poder público.E os últimos anos têm sido férteis em desafios sociais etecnológicos: os planos privados de saúde, a previdência privada,as aposentadorias, o código de saúde o financiamento da saúde, ostransplante de órgãos e tanto a história como o desempenho daprópria Comissão de Saúde e Seguridade Social. Tudo foi feito parainteressar políticos, legisladores, epidemiólogos, sanitaristas,cientistas sociais, sindicalistas, empresários que entendem forçade trabalho como investimento de qualidade e trabalhadores desafiadosa entender saúde e sofrimento, qualidade de vida e cidadania.

Dos Andes aos Pampas

Autor(es): Francisco Josênio Camelo Parente/Hermano Machado Ferreira Lima/Francisco Horácio da Silva Frota, 2010


Trata-se de uma coletânea de artigos acerca da América Latina na conjuntura do século XXI, mais especialmente, o atual processo de mudanças que vem ocorrendo. Mudanças estas, bastante significativas e que deixam apreensiva aquela geração que teve a oportunidade de viver sob a guerra fria.


Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas


Campus do Itaperi - Bloco de Estudos Sociais Aplicados - CESA / Av. Silas Munguba, 1.700 - 60.714-903 - Fortaleza - CE - Brasil

Fones: (85) 3101.9880/ 99422.8990 / E-mail: politicaspublicas@uece.br